3% DE DESCONTO EM COMPRAS NO BOLETO
PAGUE EM ATÉ 3X SEM JUROS NO CARTÃO DE CRÉDITO
ENTREGA RÁPIDA PARA TODO BRASIL

O que significa a taxa “N” que acompanha a descrição do imã de Neodímio?

R: A taxa “N” indica a capacidade máxima que o material pode ser magnetizado. Quanto maior a Taxa N, mais forte ele será. A unidade de medida desta taxa é em milhões de unidades de GAUSS - Gauss Oersted (MGOe). Um imã de taxa N50 tem um produto de energia máximo de 50 MGOe. Quanto maior o N (que vai de N35 a N52) mais potente será o ímã, mas apenas é comparado em ímãs de mesmo tamanho e formato.

 

O Neodímio quebra fácil?

R: Sim. Apesar ser poderoso em sua atração magnética, mecanicamente ele é sensível, de-vendo assim evitar atritos com os mesmos.

 

O Neodímio pode ser furado ou usinado?

R: Não. O Neodímio em seu processo de fabricação leva uma fina camada protetora de níquel para evitar a oxidação. Qualquer atrito ou impacto forte comprometerá a integridade deste produto (íma neomídio) além de ser sua composição interna inflamável.

 

Quanto um ímã consegue “levantar”?

R: Não podemos precisar ao certo, pois vai depender de uma série de fatores, como: Características do imã como composição e formato, Tipo do material que o ímã vai levantar, condições da superfície deste material.

 

Eu posso fazer com que um imã fique com mais força magnética?

R:Não, pois quando um ímã recebe a carga magnética ele fica saturado, ou seja, com sua força total, não podendo desta forma se tornar mais forte.

 

Pode um ímã que perdeu sua magnetização ser re-magnetizado?

R: Sim, desde que o mesmo não tenha sofrido nenhuma influência de altas temperaturas ele pode voltar a ter sua força magnética de volta.

 

Com o passar dos tempos um ímã perde sua força magnética?

R: Não. Um Imã só perde sua força magnética quando exposto por períodos longos a fios de alta tensão, geradores de solda e temperaturas altas. Fora isso seu magnetismo pode durar anos.

 

Qual a temperatura de resistência de um ímã?

R: Cada grupo ou composição de matéria prima de imã possuí uma resistência. De maneira sintetizada podemos dizer que: Ímãs de Ferrite: +/- 250°C Ímãs de Neodímio: +/- 80C Para maiores esclarecimentos consultar um técnico na área.

 

O que são polos de um ímã?

R: Todo imã tem pelo menos 01 par de polos, sendo um Norte e o outro Sul. Em alguns casos especiais podem conter mais do que um par de pólos. Via de regra: polos opostos se atraem e polos iguais de repelem.

 

Ímãs causam algum mal à saúde?

R: Até o momento não foram relatadas nenhuma informação de que imãs causam mal à saúde. Porém, é IMPORTANTE lembrar que pessoas que usam marca passo devem evitar manusear ímãs principalmente os ímãs de Neomídio que são extremamente fortes podendo ainda ocasionar fraturas, esmagamento de membros (como dedos), beliscões em virtude de sua grande força de atração por outro ímã ou qualquer material que tenha ferro em sua composição. Os ímãs de Neodímios não devem ser manuseados por crianças.

 

O que é um ímã?

R: Imã é um objeto que produz um campo magnético, possibilitando assim, ser fixados em partes de metal. Os ímãs são feitos de ligas especiais, e as mais comuns são Ferrite e Neomídio (Neomidio-Ferro-Boro).

 

Os ímãs de Neodímio aderem em aço inox?

R: Depende do inox. Os ímãs de neodímio grudam em inox martensíticos como o 304. Porém não gruda em inox austeníticos

 

O Aço Inox é magnético? Quais os tipos?

R: Há vários tipos de Aços Inoxidáveis. Os da série 300, Austeníticos, por exemplo, contém cromo e níquel em sua composição química, não são magnéticos em seu estado recozido (mole) e levemente magnéticos no estado encruado (duro). Os aços inoxidáveis da série 400, os Ferríticos que contém apenas cromo em sua composição química, estes sim são MAGNÉTICOS.

 

Exceções à regra - Inox 304 316, Levemente Magnetizado, existe?

R:O Aço Inoxidável 304 ou 316 pegam ímã? Em caso de resposta positiva, podemos concluir que o material é de qualidade inferior? Os aços Inoxidáveis Ferríticos (TP 439 ou TP444) são magnéticos, e os Aços Inoxidáveis Austeníticos (TP 304 ou TP 316) não são magnéticos. No entanto os aços inoxidáveis austeníticos ao sofrerem esforço mecânico durante um processo de conformação passam por uma transformação de fase que os torna parcialmente magnéticos. Tal fato pode ser evidenciado, ao se aproximar um ímã a um material TP 304, por exemplo, que tenha passado por um processo de conformação mecânica. O fato de um aço inoxidável austenítico estar levemente magnético, não tem uma relação direta com sua melhor ou pior qualidade.

 

Um polo é mais forte que o outro?

R: Não, ambos os polos são igualmente fortes.

 

Que materiais ímãs atraem?

R: Materiais ferromagnéticos são fortemente atraídos por uma força magnética. Os elementos ferro (Fe), níquel (Ni) e cobalto (Co), são os elementos mais comummente disponíveis. Muitos tipos de aço são ferromagnéticos por causa do conteúdo de ferro. O aço é uma liga de carbono, ferro e outros elementos.

 

Que materiais posso usar para bloquear/proteger campos magnéticos?

R: Os campos magnéticos não podem ser bloqueados, só redirecionadso. Os únicos materiais que redirecionam os campos magnéticos são materiais que são atraídos por ferromagnéticos (imãs), tais como ferro, aço (que contém ferro), cobalto e níquel. O grau de redirecionamento é proporcional à permeabilidade do material. O mais eficiente material de blindagem é a família de níquel 80, seguindo-se a família de níquel 50.

 

Posso solda ou fundir ímãs de neodímio?

R: Você definitivamente não pode soldar ou fundir ímãs de neodímio. O calor vai desmagnetizar o ímã e poderia pegar fogo, o que representa um risco de segurança.

 

Eu tenho pó de metal nos meus ímãs. Como posso removê-lo?

R: Usar uma fita adesiva para capturar o pó metálico é a melhor maneira de limpar ímãs.

 

Existe alguma regulamentação para transporte de ímãs?

R: De acordo com o Departamento de Transporte dos Estados Unidos e do Gabinete de Segurança de Materiais Perigosos, o limite para ímãs de transporte por via aérea é uma força de campo magnético de 0,00525 Gauss medido a 15 pés (4,5 metros) de qualquer ponto do lado de fora do pacote. Não há restrições sobre o envio terrestre de materiais magnetizados. Em caso de dúvida, use o transporte terrestre.